Sete Eras


O escriba, não o autor, deste livro é São João o divino. Historiadores concordam em que ele viveu a última parte de sua vida em Éfeso, embora no tempo em que escreveu este livro, ele estava na Ilha de Patmos. Este livro não é a história da vida de João, mas é a revelação de Jesus Cristo nas eras futuras da Igreja. No versículo três é chamado uma "profecia" e isso é precisamente o que é.

Quase sempre, este livro é chamado a Revelação de São João, porém isso é incorreto. É a revelação de Jesus Cristo, dada a João para os cristãos de todas as eras. É o único livro em toda a Bíblia que é escrito pelo próprio Jesus, através de um aparecimento pessoal a um escriba. 

É o último livro da Bíblia, no entanto, relata o princípio e o final das dispensações do Evangelho.

Agora, a palavra grega para revelação é "apocalípse" que quer dizer "tirando o véu ". Tirando o véu se ilustra perfeitamente no caso de um escultor mostrando sua obra esculpida, expondo-a ao expectador. É um descobrimento, revelando o que previamente estava escondido. Agora, o descobrimento não é somente a revelação da Pessoa de Cristo, mas a revelação de Suas Obras futuras nas sete eras vindouras da igreja.




 Introdução às Eras da Igreja
As 7 Eras 

A palavra "Ásia", realmente é Ásia menor. É uma terra pequena mais ou menos do tamanho de Indiana. As sete igrejas ali foram escolhidas especialmente dentre as demais igrejas por suas características, as quais seriam manifestas nas eras sucessivas, séculos depois.
Os sete Espíritos ante o trono é o Espírito que estava em cada um dos sete mensageiros, dando-lhes seu ministério para a era em que cada um viveu.


Introdução

A fim de que você possa entender completamente a Mensagem das Eras da Igreja, eu gostaria de explicar os diversos fundamentos que permitiram chegar aos nomes dos mensageiros, o tempo de cada era e outros fatores importantes.

A chave que me deu o Senhor, pela qual pude determinar o mensageiro para cada era, é sumamente bíblica. De fato, se poderia dizer que é a chave principal da Bíblia. É a revelação de que Deus nunca muda e que Seus modos também são imutáveis como Ele o é.

" Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente." Hebreus 13:8

" Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
O que é já foi, e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou." Eclesiastes, 3: 14-15

Aqui está: um Deus imutável com modos imutáveis. O que Ele fez no princípio terá que continuar fazendo até que seja feito no último tempo. Nunca mudará. Aplique isso às Eras da Igreja. O tipo de homem que Deus escolheu para a primeira era, e como foi que Deus se manifestou no ministério daquele homem, seria o exemplo para as demais eras. O que Deus fez na primeira era é o que quer fazer em todas as demais eras.

Agora sabemos exatamente pela Palavra que foi registrada pelo Espírito Santo, como foi fundada a primeira ou a Igreja original, e como se manifestou Deus nela. A Palavra não pode mudar ou ser mudada porque a Palavra é Deus.

" No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."  João 1:1

Mudar uma só palavra, como o fez Eva, traz pecado e morte como diz: 

" ...se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão escritas neste livro."  Apocalipse 22:18-19





O que a Igreja foi no dia de Pentecostes, essa é a norma. Esse é o padrão. Não há nenhum outro padrão. Não importa o que digam os estudantes, Deus não tem mudado aquele modelo. O que Deus fez no dia de Pentecostes, tem que continuar fazendo até que terminem as Eras da Igreja.

Aquela Igreja primitiva não foi organizada por homens. Foi guiada pelo Espírito Santo. Não foi muito grande. Foi odiada e desprezada. Foi oprimida. Foi perseguida até a morte. Porém foi fiel a Deus. Permaneceu com o modelo original da Palavra.

Observação: Usando nossa regra dada por Deus para escolher o mensageiro para cada dispensação, isto é, escolhemos um cujo ministério se aproxima mais perto do primeiro mensageiro aos gentios o Apóstolo Paulo.
                                                                                                                         


Mensagem a Era da Igreja de Éfeso



" Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: isto  diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e não o são, e tu os achaste mentirosos.

E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.

Tenho, porém contra ti que deixaste a tua primeira caridade.

Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te  arrependeres.

Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." Apocalipse 2: 1-7     



Cidade de Éfeso 


A cidade de Éfeso era uma das três maiores cidades da Ásia. Freqüentemente ela era chamada a terceira cidade da fé cristã, sendo Jerusalém a primeira e Antioquia a segunda. O próprio nome Éfeso, tem um estranho sentido de composição: "almejado" e "relaxado". 



O Mensageiro de Éfeso
O mensageiro (anjo) da igreja de Éfeso foi o Apóstolo Paulo. Isso não pode ser negado que ele foi o mensageiro da primeira era da dispensação gentílica. Embora a Pedro tenha sido confiada a autoridade de abrir as portas aos gentios, foi dado a Paulo ser seu  apóstolo e profeta. Ele foi o Profeta - Mensageiro aos gentios. Seu ofício profético, por meio do qual recebeu a revelação completa da Palavra aos gentios, lhe vindicou como seu  mensageiro apostólico. Em Jerusalém, os demais apóstolos estavam de acordo com isto.


Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.

E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,

Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue

Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.

Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para  ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.

E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:12-19.

" E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão." Gálatas 2:2

E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;

Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão

(Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão esse operou também em mim com eficácia para com os gentios).

" E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para  que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão." Gálatas 2:6-9.

" Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério." Romanos 11:13.




A  Era de Éfeso

Paulo fundou a igreja em Éfeso como que em meados do primeiro século. Isto nos permite fixar a data  do começo da Era da Igreja de Éfeso; cerca de 53 A.D. Ao tempo em que foi dada a revelação, segundo a tradição, Paulo já havia morrido como mártir, mas João continuava em seu lugar fazendo exatamente como Paulo tinha feito nos dias de seu ministério. A morte de Paulo antes dessa revelação ter sido dada, não anula de maneira nenhuma o fato que ele era o mensageiro à Era da Igreja de Éfeso.
                                                                                                                         


Mensagem a Era da Igreja de Smirna

E ao anjo da igreja que está em Smirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2:8-11



 A Cidade de Smirna

Porto smirna

A cidade de Smirna ficava um pouco ao norte de Éfeso à entrada do Golfo de Smirna. A palavra Smirna significa "Amarga", sendo derivada da palavra, mirra. A mirra era usada para embalsamar os mortos. Deste modo temos uma significação dupla encontrada nos nomes desta era. Foi uma era amarga cheia de morte. Nesta cidade haviam dois famosos templos. Um era um templo eregido para a adoração de Zeus, e o outro foi eregido a Cibele. E entre estes dois templos se encontrava a mais bela estrada dos tempos antigos, chamada a Estrada de Ouro. A aliança de dois templos de um deus e uma deusa é a semente da Mariolatria na qual Maria é chamada a mãe de Deus e recebe honra e títulos e poderes dando-lhe uma co-igualdade com Jesus Cristo. A Estrada de ouro que os unia é uma figura de avidez que levou organizadores Nicolaítas a unir o Estado com a Igreja porque conheciam a riqueza e o poder que aquele lhes oferecia.


O Mensageiro de Smirna


Sem qualquer hesitação declaramos que Irineu foi exaltado pelo Senhor a esta posição. Ele foi discípulo do grande santo e guerreiro da fé, Policarpo. E não resta a menor dúvida de que quando ele se assentava aos pés daquele grande homem ele aprendeu as graças cristãs que fluíram em sua vida consagrada.



A  Era de Smirna

Esta era se estendeu de 170 a 312 A.D.
                                                                                                                         


Mensagem a Era da Igreja de Pérgamo

E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Mas umas poucas de coisas tenho contra ti: porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.

Assim téns também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.

Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:12-17         



A Cidade de Pérgamo


Pérgamo (antigo nome) ficava situada em Mísia, sendo descrita como a mais ilustre das cidades da Ásia. Era uma cidade de cultura com uma biblioteca sobrepujada somente pela de Alexandria. Porém ela era uma cidade de grande pecado, entregue a ritos licenciosos de adoração a Esculápius, a quem eles adoravam na forma de uma serpente viva a qual habitava e se alimentava no templo. Nesta bela cidade de bosques irrigados, passeios e parques públicos vivia um pequeno grupo de crentes dedicados que não foram iludidos pela beleza exterior, e que abominavam a adoração Satânica que enchia a praça.


O Mensageiro de Pérgamo


Nasceu em 315 d.C na Hungria seu nome foi S. Martin. Porém, sua vida de trabalho transcorreu na França onde serviu como bispo em Tours e pelas suas redondezas. Ele morreu em 399. Este grande santo era tio de outro maravilhoso cristão, São Patrício da Irlanda.

Pelos sinais e maravilhas, pelo poder do Espírito, Martin foi verdadeiramente vindicado como o mensageiro para aquela era. Mas ele não somente recebeu o dom de um grande ministério, mas foi também sempre fiel à Palavra de Deus. Ele combateu a organização. Ele opôs-se ao pecado em lugares elevados. Ele combateu pela verdade com a palavra e com as obras e viveu uma vida de vitórias cristãs.

" Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que  vos matar cuidará fazer um serviço a Deus." S.João 16:2

" Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome." Mateus 24:9


 A  Era de Pérgamo

A Era de Pérgamo se estendeu por cerca de trezentos anos de 312 a 606 A.D.

                                                                                                                         


Mensagem a Era da Igreja de Tiatira


" E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé , e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.

E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.

Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.

E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações.

E darei a cada um de vós segundo, as vossas obras.

Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram como dizem as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.

Mas o que tendes retende-o até que eu venha.

E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações.

E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.

E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 2:18-29




 A Cidade de Tiatira




Historicamente, Tiatira era a cidade menos notável entre as sete cidades desta revelação. Estava situada sobre a fronteira de Mísia e Iónia. É dígno de nota que o próprio nome Tiatira significa, "Domínio Feminino." A principal religião de Tiatira foi a adoração de Apolo Tyrimnaios, a qual estava ligada ao culto de adoração ao imperador. Apolo era o deus sol, e o primeiro em poder depois de seu pai, Zeus. Ele era conhecido como o "Desviador do mal", ele presidia as leis religiosas e a expiação (o meio de expiação, significando fazer reparos pelos erros ou culpas). Platão disse dele, "Ele explica aos homens a instituição de templos, sacrifícios e cultos aos deuses, também os ritos ligados com a morte e após a vida." Ele comunica seu conhecimento de "o futuro"  e  "a vontade de seu pai" aos homens por meio de profetas e oráculos. Em Tiatira, este rito foi conduzido por uma profetisa que se assentava numa cadeira trípode e entregava as mensagens enquanto em transe.
        

O Mensageiro de Tiatira


Havia dois homens nas Ilhas Britânicas, cujo ministério da Palavra e nas obras podiam resistir ao teste da verdade. Foram eles São Patrício e São Columba. Porém foi sobre São Columba que caiu o quinhão de ser o mensageiro, 60 anos depois da morte de S. Patrício nasceu  em County Donegal, Irlanda do Norte, à família real de Fergus. Deus o chamou em voz audível para ser missionário. Depois que ele tinha ouvido a voz de Deus, nada mais pôde detê-lo, e seu ministério milagroso tem levado muitos historiadores a aclamarem-no contíguo aos apóstolos. Tão grande era seu ministério com sinais sobrenaturais que alguns (especialmente estudantes de Roma) pensaram que os relatos foram exagerados.


A Era de Tiatira

A Era de Tiatira foi a mais longa de todas, durou cerca de novecentos anos, de 606 a 1520.

                                                                                                                         



Mensagem a Era da Igreja de Sardes

" E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz  o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."  Apocalipse 3:1-6


 A Cidade de Sardes


Sardes era a capital da antiga Lídia. Ela passou das mãos dos monarcas da Lídia aos Persas e daí para Alexandre, o Grande. Ela foi saqueada por Antíoco, o Grande. Os reis de Pérgamo depois reconquistaram o poder até que os Romanos dominaram. Ao tempo de Tibério ela foi desolada por terremotos e pragas. Hoje é um montão de ruínas desabitadas. A religião desta cidade era a impura adoração da deusa Cibele. As ruínas maciças do templo podem ainda serem vistas.


O Mensageiro de Sardes

   

Foi Martinho Lutero era um brilhante estudioso de posição nobre, Ali ele percebeu a futilidade das obras impostas pela igreja que eram para trazer salvação, Ele foi definitivamente um homem da Palavra porque ele não somente tinha uma profunda paixão pelo estudo da mesma mas também de torná-la acessível a todos a fim de que todos pudessem viver por ela. Ele não tinha escolha senão levantar-se contra Roma. Primeiro, ele bradou do púlpito contra isto e depois escreveu suas famosas 95 teses que em 31 de outubro de 1.517 ele pregou na porta da Igreja de Castelo, e a Palavra de Deus atingiu em cheio seu coração, "O justo viverá pela fé."

Ele traduziu o Novo Testamento e o deu ao povo. Este trabalho laborioso ele executou sozinho, corrigindo uma passagem até vinte vezes. Ele reuniu em torno de si um grupo de eruditos Hebreus entre os quais havia judeus e tradutores do Velho Testamento.


A Era de Sardes

 A era de Sardes ou a quinta era se estendeu de 1520 a 1750. Ela é usualmente chamada a Era da Reforma.

                                                                                                                        



Mensagem a Era da Igreja de Filadélfia

" E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e  fecha, e ninguém abre:

Eu sei as tuas obras; ei s que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha  palavra, e não negaste o meu nome.

Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que  se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que  venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 3:7-13



A Cidade de Filadélfia



A cidade de Filadélfia estava situada a uns 97 quilômetros ao sudoeste de Sardes. Era a segunda cidade em tamanho na Lídia. A cidade sofria frequentes terremotos, no entanto sua duração foi a maior de todas as sete cidades de Apocalípse. De fato a cidade ainda existe sob o nome turco de Alesehirí ou Cidade de Deus.




 O Mensageiro De Filadélfia


O mensageiro para esta era foi sem dúvida alguma João Wesley. João Wesley nasceu em Epworth, em 17 de junho de 1703 e era um dos dezenove filhos nascidos a Samuel e Suzana Wesley. Seu pai foi capelão na Igreja da Inglaterra; mas é mais do que provável que a transformação religiosa da mente de João foi baseada mais sobre a vida exemplar de sua mãe do que sobre a teologia de seu pai.Embora ele fosse um arminiano em suas crenças, ele  não queria separar-se de seus irmãos nos terrenos da doutrina. Ele foi um bom candidato para Tiago: Ele baseou sua vida eterna na fé e nas obras, ou na vida vivida ao invés de simplesmente aceitar um credo ou uma declaração doutrinária.


A Era de Filadélfia

A Era da Igreja de Filadélfia se estendeu de 1750 a aproximadamente 1906. Esta era, devido ao significado do nome da cidade, tem sido chamada A Era do Amor Fraternal, como significa Filadélfia, “amor de irmãos”.

                                                                                                                        


MENSAGEM À ERA DA IGREJA DE LAODICÉIA

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente!

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que  vejas.

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso e arrepende-te.

Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo.

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."  Apocalipse 3:14-22



A Cidade de Laodicéia



O nome Laodicéia, que significa “direitos do povo” , foi um nome muito comum e foi dado a várias cidades em honra às senhoras reais assim chamadas. Era uma das cidades políticamente mais importante e financeiramente mais florescentes da Ásia Menor. Notem o nome, Laudicéia, “direitos do povo”, ou  “justiça do povo”, já houve alguma época de igreja do século vinte que tem visto todas as nações levantando-se e exigindo igualdade social e econômica? Esta é a era dos comunistas, em que todos os homens devem ser iguais, ainda que isto exista somente em teoria. Esta é a era dos partidos políticos, os quais tomam por nomes Democratas Cristãos, Socialistas Cristãos, Federação Política Cristã, etc. Segundo nossos teólogos liberais, Jesus foi um socialista, e a Igreja Primitiva, sob a direção do Espírito Santo, praticava o socialismo e por isso nós devemos fazê-lo hoje.

O deus pagão adorado ali era Zeus. Com efeito esta cidade foi por certo tempo conhecida por Diópolis (Cidade de Zeus) em honra ao deus deles. No quarto centenário um importante concílio de igreja foi presidido lá. Frequentes terremotos acabaram finalmente por causar seu completo abandono.


O Mensageiro de Laodicéia 



E por fim o mensageiro para Era de Laudiceia, William Marrion Branham, apesar de não falar que ele era o anjo da era, nos deixou um sinal que o mensageiro seria um profeta. William Branham Nascido em 06 de Abril de 1909 em Burksville, Kentucky, USA, sua vida foi marcada por fenômenos sobrenaturais, tais como milagres, ressurreição de mortos, etc. Os seus ensinamentos e doutrinas estritamente baseadas nas Santas Escrituras, Bíblia, que se reconhece como única autoridade em matéria de fé, mostrou que o Senhor Jesus Cristo, a Deidade Suprema, é o unico Verdadeiro Nome entre os homens para a salvação; somente a fé Nele traz a Vida Eterna, e o batismo biblico é só aquele por imersão no Nome do Senhor Jesus Cristo. William Marrion Branham foi realmente um profeta enviado pelo Deus Poderoso, com sinais e prodígios para preparar o povo para o Arrebatamento antes da Vinda do Grande e Terrível Dia do Juízo de Deus, como anunciado e prometido em Malaquias: 4:5-6 e Apoc 10:7 nos trazendo a restauração de toda Palavra voltando a mesma fé apostólica como foi no início da igreja.


A Era de Laodiceia


A era de Laodicéia começou por volta da entrada do século vinte, durante o ano de 1906 com o movimento Pentecostal, trazendo a restauração dos dons na igreja, sendo que essa  era foi a mais curta de todas, pois Jesus foi encontrado no lado de fora ( Apoc 3:20 ) chamando seus filhos para fora. ( Obs:  o alarido I Tess 4:16  " Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias." Luc 17:37) as águia escultou a voz saia dela povo meu.


Fonte: A Sete eras da Igrejas pregada por William Marrion Branham
                

          Quando o Profeta prega este estudo Deus confirma aquilo que pregou no céu
Deus confirmou nos céus com o eclipse total da Lua quando o Papa Paulo VI visitou Jesualém no dia 30 de dezembro de 1963 vemos seis estagio da lua registrada pelo presidente da Associação Astronômica e Astronáutica de Tucsom, 



Por isso que essa mensagem desses últimos dias nos traz a Estatura do Varão Perfeito, que é Jesus Cristo a Pedra Angular na Igreja, Cristo em nós esperança da Gloria.




Ela é Ele

Confira também para melhor esclarecimento o que foi a Era de Laudicéia:

Breve estarei atualizando