1 de mar. de 2011

Batismo Biblico

Porque Batizar em Nome do Senhor Jesus Cristo?

O Evangelho de Jesus Cristo sendo um, porque tantas interpretações pervertida do real e verdadeiro evangelho, na carta de Efésios 4:5-6 "...um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos ".  Mas como podemos fazer as pessoas verem isto, quando cada grupo considera a sua interpretação como a única verdade, e cada pessoa por ser sincera com sua denominação crê estar na verdade, mesmo que esteja em completa oposição aos demais? Você se dá conta da grande confusão que hoje reina no mundo? Tanta gente crendo num evangelho pervertido, mantendo-se em grupos com interpretações totalmente opostas umas às outras, e ao mesmo tempo confessando que estão no verdadeiro Evangelho. Isso tornou necessária a presença de um profeta para esclarecer todos os mistérios, não para trazer uma nova interpretação, mas para restaurar a Palavra original que deu início nos dias de pentecoste. O batismo é uma das muitas doutrinas que Deus restaurou através do profeta William Marrion Branham.

Paulo diz: Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Efésios 2:19 - 20.

Se somos então edificados neste fundamento, não deverá ser o nosso Evangelho o mesmo Evangelho que eles pregaram? Não ensinamos como os apóstolos ensinaram? Não faremos como eles fizeram concernente à inteira doutrina da salvação? Certamente, pois Paulo disse em Gálatas 1:8: Mas ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos tenho pregado, seja anátema.

E não há salvação em nenhum outro; porque também debaixo do céu nenhum outro Nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12  


OS APOSTOLOS BATIZARAM SOMENTE EM NOME DO SENHOR JESUS

Examinaremos os relatos dos serviços batismais registrados na Santa Palavra de Deus.
O Espírito Santo descendo sobre os 120 no cenáculo. A multidão se aproximou bruscamente e foi convencida do fato de que este grupo de pessoas tinha recebido algo real de Deus, algo que eles também necessitavam. A resposta de Pedro aos corações sinceros e famintos quando perguntaram: "Que faremos?" Foi a seguinte: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo " "Então os que aceitaram a Palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas ". Atos 1:15; 2:1-8, 38, 41.

Há quem diz que a razão pela qual Pedro lhes ordenou que fossem batizados no Nome de Jesus, é porque eram judeus e o batismo serviria para que confessassem a Jesus Cristo. Vejamos porém, a casa de Cornélio e os membros de sua família, e aqui novamente encontramos a Pedro ordenando que se batizassem no Nome do Senhor. Atos 10:47- 48.
Se Pedro tivesse errado no dia de Pentecostes, certamente haveria tido bastante tempo para se corrigir antes que fosse à casa de Cornélio. Estaria Pedro errado no dia de Pentecostes?Quando eles ficaram comovidos, "eles disseram a Pedro e ao resto dos apóstolos. . ." Atos 2:37. Isto inclui a Mateus quem escreveu o livro de S. Mateus (Mateus 28:19). Também Atos 2: 14 vemos Pedro levantando-se com os onze. Mateus estava lá, porém não encontramos palavras de correção da parte dele. Por que? Jesus disse em João 17:6: Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus e tu mos deste.
"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina". 

Todos os apóstolos batizaram invocando o Nome do Senhor JESUS CRISTO, porque entenderam o Mandamento que receberam do Senhor, e também foram instruídos dessa maneira pelo Espírito Santo, de acordo com a promessa: "... Ele vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. "João 14:26. 

Efésios 2:20. Em lugar nenhum encontramos que eles batizaram repetindo as palavras: "Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo."
Pelo contrário, eles apenas batizaram em nome do Senhor Jesus Cristo; eles cumpriram a ordem do Senhor em Mateus 28:19. Pois ali Jesus não indicou aos apóstolos que usassem estas palavras como uma fórmula. Ele ordenou o batismo usando o Nome.




Filipe foi a Samaria e pregou-lhes Cristo (Este povo não era judeu, mas samaritano). Eles prestaram atenção à mensagem que ele entregou. "Ouvindo os apóstolos que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais descendo para lá oravam para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas só haviam sido batizados em Nome do Senhor Jesus ". Atos 8:15 -17.
   


Cornélio era um homem justo e temia a Deus com toda a sua casa. Ele viu em uma visão um anjo que lhe disse para mandar chamar a Pedro em Jope, o qual lhes diria as palavras pelas quais poderiam ser salvos. Quando ele declarou a grande verdade, que "Por meio do Nome de Jesus todo que Nele crê recebe remissão de pecados", o Espírito Santo caiu sobre todos que ouviram a palavra e eles falaram em línguas como fizeram os apóstolos no dia de Pentecostes. Então Pedro respondeu: Porventura pode alguém recusar água para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou-lhes que fossem batizados em Nome do Senhor. Atos 10: 47.
 A seguir observaremos um ato batismal dirigido por Paulo.
 
" . . .e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo."
Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:1 - 6.



 
Não cremos que Paulo alterou a fórmula ou modo do batismo quando batizou Lídia e sua gente de casa e nem ao carcereiro de Filipos.
Agora, note bem: Paulo não estava junto com os apóstolos quando Jesus deu suas instruções finais a eles em Mateus 28:19 e Lucas 24:47, contudo encontramos Paulo batizando em Nome do Senhor Jesus Cristo. De quem recebeu esta revelação? Cumpre mencionar que o Evangelho de Paulo não é uma cópia ou imitação de outros apóstolos, mas é uma revelação.
Mas faço-vos saber irmãos, que o Evangelho que por mim foi anunciado não aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:11 - 12.
Ele escreveu: E quanto fizerdes por palavras ou obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus Cristo,dando por Ele graças ao Pai.Col 3:17
 
Paulo reclamou ter autoridade divina: Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. I Cor. 14: 37
 
O batismo com água é executado tanto por palavras como por obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja.
Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. Efésios 3:14 -15.

Porém temos que ter em mente que não há contradição nas Escrituras, senão que alguns tomam o mandamento de Mateus 28:19 como uma forma de efetuar o batismo. Porém o Senhor não ordenou que usassem isto como uma fórmula, mas disse: "... Ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." O Senhor disse, em nome (singular), Ele não disse, nos títulos, mas no nome. Pai não é nome, tão-pouco Filho é nome, nem Espírito Santo. O Pai e o Filho têm Seu Nome. Temos um exemplo simples na vida natural: Um homem é filho, e pode ser pai, porém tem seu nome pelo qual é conhecido. Portanto, quando o Senhor disse, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Ele não ordenou isto como uma fórmula, por esta razão cada vez que os apóstolos batizaram, o fizeram invocando o Nome sobre os crentes. Por isso temos que falar qual é esse nome que deve ser invocado no batismo de cada cristão. E disse-lhes Pedro; Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38.


Devemos ler os Atos dos Apóstolos e as epístolas de Paulo para saber o que os apóstolos ensinaram e praticaram após a vinda do Espírito Santo.

Você dirá: "Se Jesus quisesse que nos batizássemos em Seu nome, então, por que Ele não nos disse?"
Ele o disse. Note que Ele falou : "no Nome."
Qual é o Nome do Pai? Jesus dá a resposta em São João 5:43: " Eu vim em nome de meu Pai."
E qual é o Nome do Filho? A resposta é dada por um anjo em Mateus 1:21. " . . .e chamará o seu nome Jesus. "
E em qual nome o Espírito Santo é revelado? A resposta é encontrada em João l4: 26.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas.
 
 Há um só Nome no qual podemos achar salvação; e é Jesus Cristo. Este Nome está acima de todo nome no céu, na terra e debaixo da terra. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome.  Para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11. JESUS CRISTO, Nome que está acima de todo o nome; é Ele mesmo o Nome do Pai, pois Jesus disse: "Eu vim em Nome do meu pai..." João 5:43. Este Nome foi trazido do céu. “... E chamarás Seu Nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.’’ Mateus1:21. Este JESUS é o CRISTO’’ “....Porque Nele habita corporalmente toda plenitude da Divindade.” Colossenses 2:9. “Isto é,  Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. II Coríntios 5:19. Por essa razão Ele disse:Eu vim em Nome de meu Pai”. Jesus foi Emanuel, Deus conosco.

É citado nos versículos encontrados em Lucas 24: 45 - 47, que Jesus abriu o entendimento dos discípulos. Foi necessário que o entendimento lhes fosse aberto e muitos hoje em dia necessitam desta mesma operação para que possam entender as Escrituras.
Em Lucas 24:47 encontramos: E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados em todas asnações, começando por Jerusalém.
Foi Pedro um daqueles a quem Jesus havia falado e cujo entendimento também tinha sido aberto. Após ter escutado estas instruções, poucos dias depois começou a pregar inspirado pelo Espírito Santo, e continuou até que os corações dos ouvintes ficaram comovidos e sentindo-se condenados perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: "Que faremos varões irmãos?" Pedro não hesitou e firmemente deu a prescrição: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38.

Alguns dizem que aceitarão as palavras de Jesus em Mateus 28:19, porém não as de Pedro em Atos 2:38. Mas, foi Pedro quem falou no dia de Pentecostes ou foi o Espírito Santo? Pedro disse que era o Espírito Santo mandado dos céus. I Pedro 1:12. Pedro foi um apóstolo e a ele foram dadas as chaves do reino (Mateus 16:17 - 18) e não temos o direito de desacreditá-lo em suas palavras.
Para que lembreis das palavras que primeiramente foram dadas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante vossos apóstolos. II Pedro 3:2
Aqui somos animados a considerar as palavras dos santos profetas e o mandamento dos apóstolos, e o apóstolo Pedro ordenou que o batismo fosse em Nome do Senhor Jesus Cristo.
 
O senso comum lhe dirá que o livro dos Atos é a Igreja em ação; e se a batizaram, então assim é como se deve batizar. De coração aberto irmão, consulte as Escrituras, seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo, e Deus lhe encherá com Seu Espírito.
  
A fórmula correta para o batismo nas águas tem sido restaurada nestes últimos dias. Amém

Um comentário: